NOITE DOS CAMPEÕES - Considerações

ASSOCIAÇÃO SHAOLIN KUNG-FU
 GARRA DE ÁGUIA MARICÁ-RJ
IV Noite dos campeões
2014

                                             Realização:                                                                        Apoio:

                                                                                                                     

IV Noite dos campeões 2014
CONSIDERAÇÕES / REGULAMENTO


                É com grande satisfação que a ASSOCIAÇÃO SHAOLIN KUNG FU GARRA DE ÁGUIA DE MARICÁ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, vem convidar a todos os Mestres, Professores e Atletas para a IV NOITE DOS CAMPEÕES DE KUNG-FU 2014. O evento tem por objetivo divulgar a arte marcial chinesa Kung-fu, assim como as escolas participantes, fazendo ainda um acréscimo no número de competições anuais colaborando no treinamento dos atletas.

DATA: 28/09/2014 – DOMINGO
LOCAL: A DEFINIR
HORÁRIO: CHEGADA 13:00h INÍCIO AS 14:00H
           

1.  Das Inscrições:

        As inscrições deverão ser efetuadas, pelos Representantes das Associações e Escolas convidadas, até o dia  20/09/2014,através do e-mail disponibilizado abaixo, tão bem como seus respectivos pagamentos através da conta corrente, não sendo aceitas inscrições feitas após este prazo. Para maiores informações sobre este procedimento, favor utilizar o contato disponibilizado abaixo:

Inf: (21) 98087938(vivo).
Conta para depósito: agência: 2280-2( Banco do Brasil) conta: 23.812-0 em nome de PAULO F.F SALES

- VALOR DA INSCRIÇÃO:
R$ 40,00 adicional R$10,00

1.  DAS CATEGORIAS:



                                                   LUTAS
                           


  • Sanshou:

- Vestimenta/equipamentos: Short, camiseta, protetor bucal, capacete sem grade, protetor de tórax, coquilha (protetor genital), caneleira, luvas 12 onças.
- Regras/ pontuação: Apenas serão computados impactos contundentes, ou seja, aqueles que causarem perturbação notória ao adversário. Socos, chutes e quedas são permitidos. Os dois primeiros no valor de 1 ponto, o último no valor de dois pontos. Conta-se como “queda” o ato de projetar o adversário ao solo, tendo este que ser o primeiro a tocar o tatame. Não são permitidos o uso de joelhadas, cotoveladas e clinche (apoio das mãos na nuca do adversário para a aplicação de golpes). Os pontos a serem, ou não computados relativos às quedas são definidos pelo julgamento do árbitro central. Aberto a todas as modalidades de “striker”. As divisões de categoria são feitas apenas por peso e gênero. A luta é composta de 3 Rounds de 2min. e 30seg, sendo que se houver vitória no primeiro Round e empate no segundo, o atleta vencedor do primeiro será declarado o ganhador. A vitória será dada por pontos ou nocaute. A saída do lutador da área de tatame três vezes no mesmo Round também culminará na vitória do adversário. À partir de 18 anos.


  • Kuoshu:

                   





- Vestimenta: calça e camisa, protetor bucal, capacete com grade, coquilha e luva aberta 8 onças (para categoria juvenil, 15 à 17 anos, acrescenta-se protetor de tórax e caneleira.
- Apenas serão computados impactos contundentes, ou seja, aqueles que causarem perturbação notória aos árbitros. Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e quedas são permitidos (joelhadas e cotoveladas apenas na categoria avançado). Os primeiros no valor de 1 ponto, o último no valor de dois pontos. Caracteriza-se queda o ato de projetar o adversário ao solo e esta apenas é computada se apenas este for ao solo. Os pontos a serem, ou não computados relativos às quedas são definidos pelo julgamento do árbitro central. A presente categoria é aberta apenas para escolas de Kung-fu. As categorias são dadas por tempo de treinamento (graduação), gênero, idade e peso. A luta é composta de 3 Rounds de 2min. sendo que se houver vitória no primeiro Round e empate no segundo, o atleta vencedor do primeiro será declarado o ganhador. A vitória será dada por pontos ou nocaute. A saída do lutador da área de tatame três vezes no mesmo Round também culminará na vitória do adversário. À partir de 15 anos.


  • Guardas e esquivas: Em um círculo com raio de 2,5m, os atletas utilizam-se apenas de técnicas de empurrar com as mãos e esquivas para retirar o adversário do círculo. O round único tem a duração de 3min. e vence aquele de maior iniciativa ou que retirar o adversário mais vezes da área no período de tempo estipulado. Retirar o atleta adversário da área três vezes, mesmo antes do término do tempo, dará a vitória.
         - Vestimenta: calça e camisa.
          As categorias são divididas por tempo de treino (graduação), gênero  
          peso e idade. À partir de 5 anos.


  • Luta de cassetete: Em um círculo com raio de 2,5m, os atletas utilizam-se apenas de técnicas utilizando um cassetete de espuma, podendo golpear o adversário apenas com o mesmo. Conta-se ponto ao atingir-se a linha central (cabeça, tórax e joelhos) do adversário, não tendo este demonstrado defesa prévia.
          - Vestimenta: calça, camisa e capacete com grade.
          O round único tem a duração de 3min. e vence aquele de maior iniciativa  
          ou que golpear o adversário mais vezes na área central durante período  
          de tempo estipulado.











               FORMAS / TAOLU

                           


CATEGORIAS:

    • FORMAS MÃOS NORTE / FORMAS MÃOS SUL:

Ø  Vestimenta: ao apresentar uma forma oriunda de estilo do norte o atleta deve vestir-se com timô (vestimenta tradicional chinesa) de mangas longas, e formas do sul timô sem mangas. Utilizam-se ainda sapatilhas e não tênis (salvo tênis de Wushu)
Ø  Quesitos a serem julgados/ pontuação: nas formas são julgados a  base, postura, velocidade, equilíbrio, expressão, força, ritmo, ética marcial. Cada um dos quesitos detém o valor de 0,2 pontos, visto que todos os atletas iniciam a forma com pontuação máxima e ao longo desta são realizados os decréscimos. A pontuação varia de acordo com o tempo de prática: 6,5 à 7,5 (iniciantes); 7,5 à 8,5 (intermediário); 8,5 à 9,5 (avançado).
Ø  Divisão de atletas:  Iniciante( até dois anos de prática); intermediário (de dois a quatro anos de prática); avançado (a partir de quatro anos de prática).


    • FORMAS DE ARMAS: ARMA LONGA/ ARMA CURTA:

Ø  Todos os quesitos a serem julgados acompanham os critérios já descritos acima. No entanto na categoria de armas serão acrescentados os quesitos: habilidade e domínio da arma; na categoria de armas, ao deixar a arma cair de sua mão ou ambas as mãos o atleta terá sua nota reduzida a média mínima da categoria.

Ø  Considerar-se-á armas curtas: punhal, barison/ butterfly, leque e outras não articuladas de até 30 cm; considera-se armas médias: facão, espada, tonfa e outras não articuladas ou bilaterais de até um metro; considera-se armas longas: bastão, e lança. Considera-se armas especiais aquelas bilaterais, articuladas e ou que não se encaixam nas denominações acima.




TAI CHI CHUAN:



            A categoria de Tai Chi Chuan seguirá as formalidades descritas em formas quanto a vestimenta e pontuação. Acrescenta-se apenas nas formas olímpicas o tempo de 3 à 3min e 30seg, sendo após isso soado um aviso sonoro, onde o atleta terá 30 segundos adicionais para concluir a forma já com o decréscimo de 0,2 pontos na média, ao segundo aviso sonoro o atleta encerra sua apresentação.


*Nas categorias de formas é obrigatório o uso de timo e as categorias são divididas por tempo de treino (graduação), idade e gênero.






DISPOSIÇÕES GERAIS:

  • Todas as escolas participantes terão certificado de participação;
  • Haverá as seguintes premiações para os atletas:
- Primeiro segundo e terceiro lugar;
  • As inscrições poderão ser realizadas única e exclusivamente em dinheiro, não sendo aceito valores em cheque, cartões ou similares.
  • A leitura e inscrição de atletas na presente competição anula o direito de questionamento da arbitragem.
  • Pedimos aos atletas que cheguem ao local de inscrição com o mínimo de uma hora de antecedência para a confirmação de inscrição e pesagem. O último no caso dos atletas de luta.



ENTRADA 01 KG DE ALIMENTO NÃO PERECIVÉL

MESTRE Paulo Sales