COPA GARRA DE ÁGUIA - Considerações

II COPA KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LWK ZONA NORTE         DO RIO DE JANEIRO – 2.014




TEMOS A HONRA DE CONVIDÁ-LOS PARA II COPA KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LWK ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO

É com grande satisfação que realizamos este evento anual, onde classificamos os atletas de Kung fu do estado do Rio de Janeiro para o seu ranque de competição para eventos nacionais e Internacionais, os atletas têm a oportunidade de se alto avaliar, todos são reconhecidos pelo o alto padrão técnico da competição. 
Receberemos convidados especiais na mesa de Honra, prestigiando esse grande evento, no qual trabalhamos para a divulgação da cultura e da Arte Marcial chinesa Kung Fu.

Sejam Bem Vindos! Mestres, professores, amigos e a todos os Atletas da Família Kung Fu, a este Grandioso Evento da arte Marcial chinesa, com varias atrações .Que será realizado no dia 12 de outubro 2.014




LOCAL:  ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL
RUA HADDOCK LOBO, 227 – TIJUCA - RIO DE JANEIRO
INÍCIO AS 10:00HS


REALIZAÇÃO:SHIFU LUIS FERREIRA E EQUIPE
INF: 987.721.263

ENTRADA 01K DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL

1.      O valor da taxa de inscrição para os filiados a FKFGAERJ  será de R$ 45,00 para a primeira modalidade, para as demais modalidades a taxa será de R$ 7,00.  Inscrição para não filiados. R$ 60,00  adicional R$ 10,00





Prazo para entrega das inscrições: 05/10/2014. Precisamos das confirmações das inscrições até esta data; após os valores das mesmas serão reajustadas em 30%  ate o dia 10/10/2014.
Onde se encerrarão  as inscrições  e não serão mais  aceitas no dia da Competição.



Considerações Gerais


1.      È obrigatório o uso das fichas de inscrições enviadas em anexo ou poderão
2.      Ser enviadas pelo Email luisgda@hotmail.com                                                             
3. Os pagamentos das inscrições poderão ser efetuados aos seus professores ou  através do Banco Santander- agência 3262 conta corrente 01008447-9 em nome de  LUÍS FERREIRA DE OLIVEIRA e  no dia do evento o comprovante de deposito deverá ser entregue aos responsáveis do evento.
3.      As fichas devem ser preenchidas com letra de forma e de maneira legível;
4.      Não haverá devolução do valor das inscrições após ser entregue, pelo o não comparecimento do atleta ao campeonato, ou ausência no momento de sua competição, fichas de inscrição preenchida incorretamente serão desclassificada durante a competição;
5.      Teremos mesa de informações;
6.      Não será permitido o acesso de professores ou atleta na mesa dos árbitros, para não atrapalhar o andamento do campeonato;
7.      As reclamações devem ser feitas pelos chefes das delegações;

8.      No SANDA haverá apenas categoria única por faixa etária;


9.      Nos estilos Tradicionais e Wushu o atleta será considerado infantil até 11 anos; infanto-juvenil de 12 a 14 anos; juvenil de 15 a 17 anos; adulto 18 a 35 anos; sênior de 36 a 45 anos; máster acima de 46 anos;
10.  Nos estilos internos o atleta será considerado infantil até 11 anos; infanto-juvenil de 12 a 14 anos; juvenil de 15 a 17 anos; adulto 18 a 35 anos; sênior de 36 a 49 anos; máster acima de 50 anos;
11.  Atletas de categorias Intermediaria poderão se inscrever em categorias avançadas. Entretanto Atletas de categorias avançadas não poderão se inscrever em categorias Intermediaria;

12.  Os árbitros deverão possuir o curso atualizado de arbitragem pela CBWKC ou FKFGAERJ ;
13.  À arbitragem será exigido o direito de exigir do atleta documento comprobatório de sua identidade, podemos desclassificar o atleta caso necessário;
14.  Estaremos enviando fichas de delegação. Favor entregá-las assinado pelos representantes das mesmas;
15.  Cada associação   poderá    enviar árbitros para o evento, indicando os mesmos em anexo as fichas de inscrições do evento.
16.  Contaremos com a presença de uma equipe médica em caso de emergência;
17.  Haverá premiações para 1°, 2° e 3 ° lugares e certificado de participação para todos;
18.  Casos não previstos no regulamento serão avaliados pela organização;




 

Regulamento


1 – Dos objetivos:
Nosso objetivo primordial é a disseminação do kung fu como esporte mas principalmente como modo de vida. Tal pratica busca levar às pessoas envolvidas o auto conhecimentos de suas emoções, pensamentos e capacidade físicas e com isso torná-los cidadãos plenamente capazes de contribuir conscientemente para a melhoria da sociedade ao seu redor sendo exemplo vivo da filosofia marcial do kung fu: Honestidade, justiça, companheirismo mas acima de tudo honra.
            Por outro lado as praticas competitivas são também um modo de usar a competitividade em cada um como estímulo para superação de seus resultados já que a principal ideia do kung fu é o aperfeiçoamento. Contudo sabe-se também que o excesso de espírito competitivo pode ser prejudicial, por este motivo nosso regulamento é alicerçado em regras que ajudem a ensinar os limites aceitáveis para a construção de uma sociedade digna.
2 – Dos participantes:
            2.1 – Serão aceitos participantes de ambos os sexos
            2.2 – Poderão ser inscritos praticantes de kung fu a partir dos 5 anos de idade;
            2.3 – Os inscritos deverão ser integrantes comprovados de associações e/ou mestres vinculados ou reconhecidos pela Confederação Brasileira de Wushu e Koushu Chinês, Federação de Kung Fu Koushu e Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de Janeiro ou pela Associação Niteroiense de Kung Fu Koushu Garra de Águia.
3 – Das categorias:
3.1 – Haverá divisão quanto ao tempo de prática: Iniciante, intermediário e avançado

            a) Iniciante: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no exame de graduação, como o garra de águia por exemplo, que se encontram no primeiro terço das graduações; praticantes de estilos de kung fu que o foco é exclusivo em atividades de combate, como o sanda por exemplo, que tenham menos de 2 (dois) anos de prática e/ou menos de 4 (quatro) participações em campeonatos;
            b) Intermediários: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no exame de graduação, como o louva-a-deus por exemplo, que se encontram no segundo terço da graduação; praticantes de estilos de kung fu que o foco é exclusivo em atividades de combate, como o sanshou por exemplo, que tenham entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos de prática e/ou participado de 5 (cinco) a 8 (oito) em campeonatos;
            c) Avançado: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no exame de graduação que se encontram no último terço da graduação, como o estilo shao lin por exemplo; praticantes de estilos de kung fu que o foco é exclusivo em atividades de combate, como o sanda por exemplo, que tenham mais de 4 (quatro) anos de prática e/ou mais de 8 (oito) participações em campeonatos.
3.2 – Haverá divisão quanto à idade dos praticantes: Infantil, infanto juvenil, juvenil, adulto, master e senior:
a) Infantil: Participantes com 5 a 7 anos de idade;
b) Infanto juvenil: Participantes com 8 a 11 anos de idade;
c) Juvenil: Participantes com 12 a 17 anos de idade;
d) Adulto: Participantes com 18 a 39 anos de idade;
e) Master: Participantes com 40 a 55 anos de idade;
f) Senior: Participantes com 56 anos de idade ou mais.
3.3 – Haverá divisão quanto ao peso para modalidades de combate: vide Anexe I – Divisões de peso
4 – Das modalidades:
4.1. – Lei Tai Light
            4.1.1 – Nesta modalidade haverá inscrição apenas para iniciantes e menores de 18 anos de idade;
            4.1.2 – Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
            4.1.3 – Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar a competição ao comando do árbitro central.
            4.1.4 – O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento, caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
            4.1.5 – Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
            4.1.6 – A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
            4.1.7 – Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor bucal simples ou duplo, capacete com grade, luvas fechadas, protetor peitoral e caneleiras.
            4.1.8 – As lutas eliminatórias terão turnos (rounds) de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos  de duração por 30 (trinta) segundos de intervalo enquanto as lutas finais durarão 2 (dois) minutos por 45 (quarenta e cinco) segundos de intervalo. Ambos poderão chegar no máximo a 3 (três) turnos (rounds).
            4.1.9 – Será conferido um ponto ao competidor que aplicar técnica efetiva de mãos, pés, rasteira e/ou forçar o oponente a sair da área de luta com os dois pés.
            4.1.10 – As técnicas somente serão consideradas válidas se forem aplicadas com velocidade, pontaria e força controlada (aproximadamente 10%).
            4.1.11 – Áreas consideradas válidas para golpear: Lateral da cabeça, testa, peito, barriga, coxa e lateral do corpo.
            4.1.12 – Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e demora para comparecer à posição de início.
            4.1.13 – Faltas: Aplicar técnicas com força excessiva (acima de 10%), morder ou cuspir, golpear usando a cabeça, segurar o oponente sem usar nenhuma técnica, técnicas de quebramento ou torção, golpes nas áreas ilegais.
            4.1.14 – Áreas ilegais: olhos, nuca, coluna vertebral, garganta, genitálias, articulações, interior da coxa, triângulo da face.
            4.1.15 – Punições: Aviso verbal (infração pequena ou acidental); Primeira punição pública (dedução de um ponto); Segunda punição pública (dedução de três pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
            4.1.16 – Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de penalidades; 2º - Atleta mais ofensivo; 3º turno (round) extra de 1 (um) minuto.
            4.1.17 – Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa, um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.2 – Lei Tai:
4.2.1 – Nesta modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
            4.2.2 – Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
            4.2.3 – Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar a competição ao comando do árbitro central.
            4.2.4 – O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento, caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
            4.2.5 – Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
            4.2.6 – A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
            4.2.7 – Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor bucal simples ou duplo, capacete com grade, luvas de meio dedo, protetor peitoral e caneleiras.
            4.2.8 – As lutas eliminatórias terão turnos (rounds) de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos  de duração por 30 (trinta) segundos de intervalo enquanto as lutas

 finais durarão 2 (dois) minutos por 45 (quarenta e cinco) segundos de intervalo. Ambos poderão chegar no máximo a 3 (três) turnos (rounds).
            4.2.9 – Pontuação: Técnicas de 3 (três) pontos – Forçar oponente para fora da área de luta e/ou aplicar golpe que cause queda do adversário; Técnica de 2 (dois) pontos – Aplicar uma técnica e permanecer de pé; Técnica de 1 (um) ponto – Golpe (chute, soco, palma da mão) forte aplicado em áreas legais, aplicar uma queda e cair sobre o tronco do adversário, oponente cair por desequilíbrio.
            4.2.10 – Cotovelada e joelhadas são permitidas. Se forem aplicadas com força e sem estar segurando o oponente (sem clinche) valerão um ponto, caso contrário não contarão pontos.
            4.2.11 – É terminantemente proibido aplicar cotoveladas e/ou joelhadas na cabeça enquanto estiver segurando o adversário. Fazê-lo implicará em desqualificação imediata.
            4.2.12 – Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e demora para comparecer à posição de início.
            4.2.13 – Faltas: Morder ou cuspir, golpear usando a cabeça, segurar o oponente sem usar nenhuma técnica, técnicas de quebramento ou torção, golpes nas áreas ilegais.
            4.2.14 – Áreas ilegais: olhos, nuca, coluna vertebral, garganta, genitálias, articulações, interior da coxa, triângulo da face.
            4.2.15 – Punições: Aviso verbal (infração pequena ou acidental); Primeira punição pública (dedução de um ponto); Segunda punição pública (dedução de três pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
            4.2.16 – Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de penalidades; 2º - Atleta mais leve; 3º - turno (round) extra de 1 (um) minuto.
            4.2.17 – Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa, um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.3 – Shuai Chiao
4.3.1 – Nesta modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
            4.3.2 – Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
            4.3.3 – Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar a competição ao comando do árbitro central.
            4.3.4 – O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento, caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
            4.3.5 – Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
            4.3.6 – A competição de Shuai Chiao terá chaves de dupla eliminatória, ou seja, um atleta deverá perder duas lutas para ser eliminado do torneio.
4.3.7 – Caso hajam menos de 5 (cinco) competidores, estes serão ordenados por pontos corridos, ou seja, todos lutam contra todos e o que somar mais pontos será o campeão.
4.3.8 – Caso dois atletas tenham o mesmo número de pontos o desempate será dado por confronto direto e o vencedor será declarado vencedor.
4.3.9 – Equipamento obrigatório: Uniforme de Shuai Chiao, faixa vermelha ou azul, sapatilha se Shuai Chiao. Equipamento opcional: Protetor de boca e o genital.
            4.3.10 – As lutas são contínuas com paradas para a atribuição de pontos. Terá no máximo 2 (dois) turnos (rounds) com duração de 2 (dois) minutos e 30 (trinta) segundos de intervalo entre eles. Os pontos são cumulativos e, caso um atleta consiga marcar 9 pontos de diferença com o adversário, será declarado vencedor e a luta terminará.
            4.3.11 – Pontuação: Técnicas de 3 (três) pontos – Aplicar um queda com rotação e elevação, permanecendo de pé e fazendo o oponente cair de costas.; Técnica de (2) dois pontos – Fazer o oponente tocar o chão com quatro pontos de apoio, fazer o oponente tocar o solo com a cabeça, peito, lateral do corpo ou cair sentado, aplicar queda e continuar de pé; Técnica de um ponto – fazer o oponente tocar o solo com três pontos de apoio, forçar o oponente para fora da área de luta, aplicar uma queda e cair com sobre o tronco do oponente.
            4.3.12 – Penalidades: Faltas técnicas – Ji Xu Fang Wei (Falta de cambatividade); Falta leve – Xiao Ji Fang Wei (puxar calças); Falta – Qing Gao Yi Sze (Golpe de impacto).
            4.3.13 – Faltas leve: Sem dedução de um ponto; Falta sem intenção: dedução de um ponto; Falta com intenção: desqualificação. Quando somada quaisquer três infrações o competidor é desqualificado.
            4.3.14 – Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de penalidades; 2º - Atleta mais leve; 3º - turno (round) extra de 1 (um) minuto onde o primeiro a pontuar vence (golden score).
            4.3.15 – Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa, um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.4 – Tui Shou
4.4.1 – Nesta modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado.
            4.4.2 – É proibido que qualquer pessoa fique no corner.
            4.4.3 – Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar a competição ao comando do árbitro central.
            4.4.4 – A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
            4.4.5 – O turno (round) se iniciará na posição de rotação dos braços e o árbitro iniciará após 3 (três) rotações.
            4.4.6 – O combate consiste em um round de 2 minutos. O vencedor será o competidor que marcar mais pontos e caso um dos dois abra vantagem de 3 (três) pontos sobre o outro, este será declarado vencedor.
            4.4.7 – Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, sapatilha, faixa vermelha ou azul.
            4.4.8 – Pontuação: Técnica de 2 (dois) pontos – Retira o oponente da área de competição ou fazer o adversário cair; Técnica de 1 (um) ponto – forçar o adversário a mover pelo menos um pé da base.
            4.4.9 – Técnicas ilegais: Agarrar, golpear, arranhar, beliscar, morder ou cuspir.
            4.4.10 – É terminantemente proibido aplicar cotoveladas e/ou joelhadas na cabeça enquanto estiver segurando o adversário. Fazê-lo implicará em desqualificação imediata.
            4.4.11 – Importante salientar que na competição de Tui Shou os participantes poderão usar apenas técnicas de tai chi. Qualquer outra técnica será considerada ilegal.
            4.4.12 – Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto); Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública (desqualificação).
            4.4.13 – Penalidades e advertências para falta: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (dedução de um ponto); Segunda advertência pública (dedução de três pontos); Terceira advertência pública (desqualificação).
            4.4.14 – Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa, um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.5 – Chi Shou
4.5.1 – Nesta modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
            4.5.2 – Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
            4.5.3 – Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar a competição ao comando do árbitro central.
            4.5.4 – O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento, caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
            4.5.5 – Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
            4.5.6 – A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
            4.5.7 – O combate consiste em 3 (três) turnos (rounds) de 2 (dois) minutos com intervalos de 30 (trinta) segundos. O combate será paralisado por: ofensas e advertências, falha de uniformes e equipamentos, necessidade médica.
            4.5.8 – O turno (round) se iniciará na posição de rotação dos braços e o árbitro iniciará após 3 (três) rotações.
            4.5.9 – O combate será interrompido para a marcação de pontos. O vencedor do turno (round) será indicado ao fim do mesmo.
            4.5.10 – O vencedor se dará no esquema de melhor de 3 (três), ou seja, ao fina dos 3 (três) turnos (rounds) aquele que tiver obtido maior número de vitórias será o campeão do embate.
            4.5.11 – Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor bucal simples ou duplo, sem luvas, sem capacete, sem protetor de peito, unhas curtas e cabelos longos deverão estar presos.
            4.5.12 – Pontuação: Técnica de 2 (dois) pontos – Executar um ataque de punho ou de palma no tronco do adversário, executar um chute ou ataque de cotovelo/joelho no tronco do adversário enquanto permanece com um dos braços em contato com o braço do oponente, Executar um ataque de mão aberta à cabeça do oponente (fora do triângulo da face); Técnica de 1 (um) ponto – Executar um ataque de ombro  ou costela causando desequilíbrio no adversário, aplicar um chute na perna (acima do joelho), técnicas de Chin Na causando queda do adversário, forçar o oponente para fora da área de competição, o oponente cair pode desequilíbrio próprio.
            4.5.13 – Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e demora para comparecer à posição de início.
            4.5.14 – Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto); Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública (desqualificação).
            4.5.13 – Faltas: Ataque à áreas ilegais ou usar técnicas ilegais, atacar à cabeça com força excessiva (acima de 10% de força), ataque ao corpo com força excessiva (acima de 50% de força).
            4.5.14 – Penalidades e advertências para faltas: Advertência privada (infração pequena ou acidental); Primeira punição pública (dedução de um ponto); Segunda punição pública (dedução de três pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
            4.5.15 – Técnicas ilegais: Força excessiva (acima de 10% de força para a cabeça e acima de 50% de força para o tronco), ataques de punho fechado à cabeça, golpear usando a cabeça, golpear usando os dedos, golpear usando o queixo, agarrar o oponente com as duas mãos sem executar um ataque, usar técnicas de quebramento ou torção, atacar o pescoço, travar pequenas juntas e articulações, puxar o cabelo ou a orelha, morder, cuspir, beliscar e arranhar.
            4.5.16 – Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa, um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.

III – Das inscrições
1 – Todos os interessados deverão preencher completamente a ficha disponibilizada pela organização.
2 – Todos os participantes deverão entregar no dia do campeonato o atestado médico comprovando sua capacitação física para participar da competição. No caso dos atletas de luta o atestado deve também conter declaração específica sobre esportes de contato. A ausência do mesmo implicará exclusão do atleta, sem possibilidade de ressarcimento do dinheiro da inscrição.
3 – Todos os inscritos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
4 – A confirmação da inscrição se dará no dia do evento apenas mediante apresentação do original do comprovante de depósito bancário obedecendo os valor estipulados na tabela do Anexo II – Valores e prazos. Devendo também deixar uma cópia do mesmo com a organização.

V – Das irregularidades e Impugnações
         Um protesto passível de ser analisado deve ser feito pelo líder de equipe. Ele poderá fazer a reclamação oralmente ao coordenador de arbitragem. Se este não puder resolver a disputa deverá ser feito um protesto por escrito, que necessariamente deverá estar assinado e selado, para ser encaminhado ao comitê de juízes, formado por árbitros sêniores cuja decisão será final.
            As partes protestantes deverão pagar uma taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) ao comitê de juízes, atentando que este valor não será reembolsado caso o protesto seja negado.
            O coordenador de arbitragem tem o poder de decidir quaisquer disputas concernentes a assuntos não relativos ao torneio. A decisão do coordenador de arbitragem será final.
            Um protesto oficial é feito em forma de declaração oral imediatamente após o incidente em questão e oficializado por escrito dentro de 30 (trinta) minutos após o protesto oral. O não cumprimento dessas exigências causa automaticamente sua rejeição.
Se o protesto não ocorrer como o especificado ou se for formalizado de maneira que interfira no andamento do torneio, o participante será desqualificado e o protesto rejeitado.


Anexo I – Divisões de Peso


Lei Tai
Masculino
Feminino
Menos de 55 kg
Menos de 50kg
Menos de 60 kg
Menos de 55 kg
Menos de 65 kg
Menos de 60 kg
Menos de 70 kg
Menos de 65 kg
Menos de 76 kg
Menos de 70 kg
Menos de 82 kg
Mais de 70 kg
Menos de 88 kg

Menos de 94 kg

Mais de 94 kg

Lei Tai Light / Cacetete /
Guarda-e-esquiva
Masculino
Feminino
Menos de 40 kg
Menos de 40 kg
Menos de 50 kg
Menos de 50 kg
Menos de 60 kg
Menos de 60 kg
Menos de 70 kg
Menos de 70 kg
Menos de 80 kg
Mais de 70 kg
Menos de 90 kg

Mais de 90 kg







Shuai Chiao
Masculino
Feminino
Menos de 57 kg
Menos de 50 kg
Menos de 62 kg
Menos de 55 kg
Menos de 67 kg
Menos de 60 kg
Menos de 72 kg
Menos de 65 kg
Menos de 77 kg
Menos de 70 kg
Menos de 82 kg
Menos de 75 kg
Menos de 87 kg
Menos de 80 kg
Menos de 92 kg
   Mais de 90 kg
Menos de 97 kg

Mais de 97 kg
 Chi Shou / Tui Shou
Masculino
Feminino
Menos de 65 kg
Menos de 55 kg
Menos de 75 kg
Menos de 64 kg
Menos de 85 kg
Menos de 73 kg
Mais de 85 kg
Mais de 73 kg



                                                                                  







PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

09:00h   Entrada no Ginásio e primeira chamada para pesagem dos atletas

09:20h   Reunião com os árbitros e coordenadores do evento

09:40h   Formação das Associações e Academias de Kung fu
10:00h  
               b)Entrada e apresentação dos convidados da Mesa de Honra.
               c)Hino Nacional.
               d) Inicio das Apresentações

10:40h   Inicio das competições: Infantil , Juvenil e adulto


16:00h    Termino do Evento




SHIFU LUÍS FERREIRA