II COPA KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LWK ZONA
NORTE DO RIO DE JANEIRO – 2.014
TEMOS A HONRA DE CONVIDÁ-LOS
PARA II COPA KUNG FU GARRA DE ÁGUIA LWK ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO
É com grande satisfação que
realizamos este evento anual, onde classificamos os atletas de Kung fu do
estado do Rio de Janeiro para o seu ranque de competição para eventos nacionais
e Internacionais, os atletas têm a oportunidade de se alto avaliar, todos são
reconhecidos pelo o alto padrão técnico da competição.
Receberemos convidados
especiais na mesa de Honra, prestigiando esse grande evento, no qual
trabalhamos para a divulgação da cultura e da Arte Marcial chinesa Kung Fu.
Sejam Bem Vindos! Mestres, professores,
amigos e a todos os Atletas da Família Kung Fu, a este Grandioso Evento da arte
Marcial chinesa, com varias atrações .Que será realizado no dia 12 de outubro
2.014
LOCAL: ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL
RUA HADDOCK LOBO, 227 – TIJUCA - RIO DE JANEIRO
INÍCIO AS 10:00HS
REALIZAÇÃO:SHIFU LUIS FERREIRA E EQUIPE
INF: 987.721.263
ENTRADA
01K DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL
1. O valor da taxa de inscrição para os
filiados a FKFGAERJ será de R$ 45,00
para a primeira modalidade, para as demais modalidades a taxa será de R$ 7,00. Inscrição para não filiados. R$ 60,00 adicional R$ 10,00
Prazo para
entrega das inscrições: 05/10/2014. Precisamos
das confirmações das inscrições até esta data; após os valores das mesmas serão
reajustadas em 30% ate o dia 10/10/2014.
Onde
se encerrarão as inscrições e não serão mais aceitas no dia da Competição.
Considerações Gerais
1.
È obrigatório o uso das fichas de inscrições enviadas
em anexo ou poderão
3. Os pagamentos das inscrições poderão ser
efetuados aos seus professores ou através
do Banco Santander- agência 3262 conta corrente 01008447-9 em nome de LUÍS FERREIRA DE OLIVEIRA e no dia do evento o comprovante de deposito
deverá ser entregue aos responsáveis do evento.
3.
As fichas devem ser preenchidas com letra de forma e de
maneira legível;
4.
Não haverá devolução do valor das inscrições após ser
entregue, pelo o não comparecimento do atleta ao campeonato, ou ausência no
momento de sua competição, fichas de inscrição preenchida incorretamente serão
desclassificada durante a competição;
5.
Teremos mesa de informações;
6.
Não será permitido o acesso de professores ou atleta na
mesa dos árbitros, para não atrapalhar o andamento do campeonato;
7.
As reclamações devem ser feitas pelos chefes das delegações;
8.
No SANDA haverá apenas categoria única por faixa
etária;
9.
Nos estilos Tradicionais e Wushu o atleta será
considerado infantil até 11 anos; infanto-juvenil de 12 a 14 anos; juvenil de 15 a 17 anos; adulto 18 a 35 anos; sênior de 36 a 45 anos; máster acima de
46 anos;
10. Nos
estilos internos o atleta será considerado infantil até 11 anos;
infanto-juvenil de 12 a
14 anos; juvenil de 15 a
17 anos; adulto 18 a
35 anos; sênior de 36 a
49 anos; máster acima de 50 anos;
11. Atletas
de categorias Intermediaria poderão se inscrever em categorias avançadas. Entretanto
Atletas de categorias avançadas não poderão se inscrever em categorias
Intermediaria;
12. Os
árbitros deverão possuir o curso atualizado de arbitragem pela CBWKC ou
FKFGAERJ ;
13. À
arbitragem será exigido o direito de exigir do atleta documento comprobatório
de sua identidade, podemos desclassificar o atleta caso necessário;
14. Estaremos
enviando fichas de delegação. Favor entregá-las assinado pelos representantes
das mesmas;
15. Cada
associação poderá enviar árbitros para o evento, indicando os
mesmos em anexo as fichas de inscrições do evento.
16. Contaremos
com a presença de uma equipe médica em caso de emergência;
17. Haverá
premiações para 1°, 2° e 3 ° lugares e certificado de participação para todos;
18. Casos
não previstos no regulamento serão avaliados pela organização;
Regulamento
1 – Dos objetivos:
Nosso objetivo
primordial é a disseminação do kung fu como esporte mas principalmente como
modo de vida. Tal pratica busca levar às pessoas envolvidas o auto conhecimentos
de suas emoções, pensamentos e capacidade físicas e com isso torná-los cidadãos
plenamente capazes de contribuir conscientemente para a melhoria da sociedade
ao seu redor sendo exemplo vivo da filosofia marcial do kung fu: Honestidade,
justiça, companheirismo mas acima de tudo honra.
Por
outro lado as praticas competitivas são também um modo de usar a
competitividade em cada um como estímulo para superação de seus resultados já
que a principal ideia do kung fu é o aperfeiçoamento. Contudo sabe-se também
que o excesso de espírito competitivo pode ser prejudicial, por este motivo
nosso regulamento é alicerçado em regras que ajudem a ensinar os limites
aceitáveis para a construção de uma sociedade digna.
2 – Dos participantes:
2.1
– Serão aceitos participantes de ambos os sexos
2.2
– Poderão ser inscritos praticantes de kung fu a partir dos 5 anos de idade;
2.3
– Os inscritos deverão ser integrantes comprovados de associações e/ou mestres
vinculados ou reconhecidos pela Confederação Brasileira de Wushu e Koushu
Chinês, Federação de Kung Fu Koushu e Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de
Janeiro ou pela Associação Niteroiense de Kung Fu Koushu Garra de Águia.
3 – Das categorias:
3.1 – Haverá divisão quanto ao
tempo de prática: Iniciante, intermediário e avançado
a)
Iniciante: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no
exame de graduação, como o garra de águia por exemplo, que se encontram no
primeiro terço das graduações; praticantes de estilos de kung fu que o foco é
exclusivo em atividades de combate, como o sanda por exemplo, que tenham menos
de 2 (dois) anos de prática e/ou menos de 4 (quatro) participações em
campeonatos;
b)
Intermediários: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no
exame de graduação, como o louva-a-deus por exemplo, que se encontram no
segundo terço da graduação; praticantes de estilos de kung fu que o foco é
exclusivo em atividades de combate, como o sanshou por exemplo, que tenham
entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos de prática e/ou participado de 5 (cinco) a 8
(oito) em campeonatos;
c)
Avançado: Praticantes de estilos de kung fu onde há exigência de katis no exame
de graduação que se encontram no último terço da graduação, como o estilo shao
lin por exemplo; praticantes de estilos de kung fu que o foco é exclusivo em
atividades de combate, como o sanda por exemplo, que tenham mais de 4 (quatro)
anos de prática e/ou mais de 8 (oito) participações em campeonatos.
3.2 – Haverá divisão quanto à
idade dos praticantes: Infantil, infanto juvenil, juvenil, adulto, master e
senior:
a) Infantil:
Participantes com 5 a 7 anos de idade;
b) Infanto juvenil:
Participantes com 8 a 11 anos de idade;
c) Juvenil: Participantes
com 12 a 17 anos de idade;
d) Adulto:
Participantes com 18 a 39 anos de idade;
e) Master:
Participantes com 40 a 55 anos de idade;
f) Senior:
Participantes com 56 anos de idade ou mais.
3.3 – Haverá divisão quanto ao
peso para modalidades de combate: vide Anexe I – Divisões de peso
4 – Das
modalidades:
4.1. – Lei Tai Light
4.1.1
– Nesta modalidade haverá inscrição apenas para iniciantes e menores de 18 anos
de idade;
4.1.2
– Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
4.1.3
– Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos
pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome
chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será
considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados
anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem
cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para
iniciar a competição ao comando do árbitro central.
4.1.4
– O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a
menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do
competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento,
caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
4.1.5
– Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá
assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
4.1.6
– A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma
luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os
que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
4.1.7
– Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua
academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor
bucal simples ou duplo, capacete com grade, luvas fechadas, protetor peitoral e caneleiras.
4.1.8
– As lutas eliminatórias terão turnos (rounds) de 1 (um) minuto e 30 (trinta)
segundos de duração por 30 (trinta)
segundos de intervalo enquanto as lutas finais durarão 2 (dois) minutos por 45
(quarenta e cinco) segundos de intervalo. Ambos poderão chegar no máximo a 3
(três) turnos (rounds).
4.1.9
– Será conferido um ponto ao competidor que aplicar técnica efetiva de mãos,
pés, rasteira e/ou forçar o oponente a sair da área de luta com os dois pés.
4.1.10
– As técnicas somente serão consideradas válidas se forem aplicadas com
velocidade, pontaria e força controlada (aproximadamente 10%).
4.1.11
– Áreas consideradas válidas para golpear: Lateral da cabeça, testa, peito,
barriga, coxa e lateral do corpo.
4.1.12
– Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às
regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e
demora para comparecer à posição de início.
4.1.13
– Faltas: Aplicar técnicas com força excessiva (acima de 10%), morder ou
cuspir, golpear usando a cabeça, segurar o oponente sem usar nenhuma técnica,
técnicas de quebramento ou torção, golpes nas áreas ilegais.
4.1.14
– Áreas ilegais: olhos, nuca, coluna vertebral, garganta, genitálias,
articulações, interior da coxa, triângulo da face.
4.1.15
– Punições: Aviso verbal (infração pequena ou acidental); Primeira punição
pública (dedução de um ponto); Segunda punição pública (dedução de três
pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
4.1.16
– Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de
penalidades; 2º - Atleta mais ofensivo; 3º turno (round) extra de 1 (um)
minuto.
4.1.17
– Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde
permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só
poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro
central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa,
um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.2 – Lei Tai:
4.2.1 – Nesta
modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
4.2.2
– Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
4.2.3
– Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos
pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome
chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será
considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados
anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem
cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para iniciar
a competição ao comando do árbitro central.
4.2.4
– O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a
menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do
competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento,
caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
4.2.5
– Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá
assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
4.2.6
– A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma
luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os
que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
4.2.7
– Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua
academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor
bucal simples ou duplo, capacete com grade, luvas de meio dedo, protetor peitoral e caneleiras.
4.2.8
– As lutas eliminatórias terão turnos (rounds) de 1 (um) minuto e 30 (trinta)
segundos de duração por 30 (trinta)
segundos de intervalo enquanto as lutas
finais durarão 2 (dois) minutos por 45
(quarenta e cinco) segundos de intervalo. Ambos poderão chegar no máximo a 3 (três)
turnos (rounds).
4.2.9
– Pontuação: Técnicas de 3 (três) pontos – Forçar oponente para fora da área de
luta e/ou aplicar golpe que cause queda do adversário; Técnica de 2 (dois)
pontos – Aplicar uma técnica e permanecer de pé; Técnica de 1 (um) ponto –
Golpe (chute, soco, palma da mão) forte aplicado em áreas legais, aplicar uma
queda e cair sobre o tronco do adversário, oponente cair por desequilíbrio.
4.2.10
– Cotovelada e joelhadas são permitidas. Se forem aplicadas com força e sem
estar segurando o oponente (sem clinche) valerão um ponto, caso contrário não
contarão pontos.
4.2.11
– É terminantemente proibido aplicar cotoveladas e/ou joelhadas na cabeça
enquanto estiver segurando o adversário. Fazê-lo implicará em desqualificação
imediata.
4.2.12
– Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às
regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e
demora para comparecer à posição de início.
4.2.13
– Faltas: Morder ou cuspir, golpear usando a cabeça, segurar o oponente sem
usar nenhuma técnica, técnicas de quebramento ou torção, golpes nas áreas
ilegais.
4.2.14
– Áreas ilegais: olhos, nuca, coluna vertebral, garganta, genitálias, articulações,
interior da coxa, triângulo da face.
4.2.15
– Punições: Aviso verbal (infração pequena ou acidental); Primeira punição
pública (dedução de um ponto); Segunda punição pública (dedução de três
pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
4.2.16
– Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de
penalidades; 2º - Atleta mais leve; 3º - turno (round) extra de 1 (um) minuto.
4.2.17
– Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde
permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só
poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro
central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa,
um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.3 – Shuai Chiao
4.3.1 – Nesta
modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
4.3.2
– Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
4.3.3
– Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos
pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome
chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será
considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados
anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem
cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para
iniciar a competição ao comando do árbitro central.
4.3.4
– O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a
menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do
competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento,
caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
4.3.5
– Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá
assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
4.3.6
– A competição de Shuai Chiao terá chaves de dupla eliminatória, ou seja, um
atleta deverá perder duas lutas para ser eliminado do torneio.
4.3.7 – Caso
hajam menos de 5 (cinco) competidores, estes serão ordenados por pontos
corridos, ou seja, todos lutam contra todos e o que somar mais pontos será o
campeão.
4.3.8 – Caso
dois atletas tenham o mesmo número de pontos o desempate será dado por
confronto direto e o vencedor será declarado vencedor.
4.3.9 –
Equipamento obrigatório: Uniforme de Shuai Chiao, faixa vermelha ou azul,
sapatilha se Shuai Chiao. Equipamento opcional: Protetor de boca e o genital.
4.3.10
– As lutas são contínuas com paradas para a atribuição de pontos. Terá no
máximo 2 (dois) turnos (rounds) com duração de 2 (dois) minutos e 30 (trinta)
segundos de intervalo entre eles. Os pontos são cumulativos e, caso um atleta
consiga marcar 9 pontos de diferença com o adversário, será declarado vencedor
e a luta terminará.
4.3.11
– Pontuação: Técnicas de 3 (três) pontos – Aplicar um queda com rotação e
elevação, permanecendo de pé e fazendo o oponente cair de costas.; Técnica de
(2) dois pontos – Fazer o oponente tocar o chão com quatro pontos de apoio,
fazer o oponente tocar o solo com a cabeça, peito, lateral do corpo ou cair
sentado, aplicar queda e continuar de pé; Técnica de um ponto – fazer o
oponente tocar o solo com três pontos de apoio, forçar o oponente para fora da
área de luta, aplicar uma queda e cair com sobre o tronco do oponente.
4.3.12
– Penalidades: Faltas técnicas – Ji Xu Fang Wei (Falta de cambatividade); Falta
leve – Xiao Ji Fang Wei (puxar calças); Falta – Qing Gao Yi Sze (Golpe de
impacto).
4.3.13
– Faltas leve: Sem dedução de um ponto; Falta sem intenção: dedução de um
ponto; Falta com intenção: desqualificação. Quando somada quaisquer três
infrações o competidor é desqualificado.
4.3.14
– Os critérios de desempate, caso haja, serão, nesta ordem: 1º - Número de
penalidades; 2º - Atleta mais leve; 3º - turno (round) extra de 1 (um) minuto
onde o primeiro a pontuar vence (golden score).
4.3.15
– Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde
permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só
poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro
central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa,
um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.4 – Tui Shou
4.4.1 – Nesta
modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado.
4.4.2
– É proibido que qualquer pessoa fique no corner.
4.4.3
– Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos
pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome
chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será
considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados
anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem
cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para
iniciar a competição ao comando do árbitro central.
4.4.4
– A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma
luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os
que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
4.4.5
– O turno (round) se iniciará na posição de rotação dos braços e o árbitro
iniciará após 3 (três) rotações.
4.4.6
– O combate consiste em um round de 2 minutos. O vencedor será o competidor que
marcar mais pontos e caso um dos dois abra vantagem de 3 (três) pontos sobre o
outro, este será declarado vencedor.
4.4.7
– Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua
academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, sapatilha, faixa vermelha ou
azul.
4.4.8
– Pontuação: Técnica de 2 (dois) pontos – Retira o oponente da área de
competição ou fazer o adversário cair; Técnica de 1 (um) ponto – forçar o
adversário a mover pelo menos um pé da base.
4.4.9
– Técnicas ilegais: Agarrar, golpear, arranhar, beliscar, morder ou cuspir.
4.4.10
– É terminantemente proibido aplicar cotoveladas e/ou joelhadas na cabeça
enquanto estiver segurando o adversário. Fazê-lo implicará em desqualificação
imediata.
4.4.11
– Importante salientar que na competição de Tui Shou os participantes poderão
usar apenas técnicas de tai chi.
Qualquer outra técnica será considerada ilegal.
4.4.12
– Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração
pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto);
Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública
(desqualificação).
4.4.13
– Penalidades e advertências para falta: Advertência privada (infração pequena
ou acidental); Primeira advertência pública (dedução de um ponto); Segunda
advertência pública (dedução de três pontos); Terceira advertência pública
(desqualificação).
4.4.14
– Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde
permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só
poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro
central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa,
um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
4.5 – Chi Shou
4.5.1 – Nesta
modalidade haverá inscrição para iniciante, intermediário e avançado;
4.5.2
– Cada atleta deverá ter um corner com no máximo duas pessoas;
4.5.3
– Os competidores somente podem adentrar a área de combate quando instruídos
pelo árbitro central. Caso um competidor não se apresente após ter seu nome
chamado 3 (três) vezes dentro de um período de 60 (sessenta) segundos, será
considerado derrotado e será desqualificado do torneio e seus resultados
anteriores serão anulados. Ao entrar na área de competição os atletas devem
cumprimentar o chefe de mesa, depois um ao outro, e então se preparar para
iniciar a competição ao comando do árbitro central.
4.5.4
– O corner da delegação do competidor deverá manter-se fora da área de luta a
menos que receba ordem em contrário do árbitro central. É proibido ao corner do
competidor passar instruções a ele enquanto o combate estiver em andamento,
caso o faça, o árbitro central aplicará punição na base de falta técnica.
4.5.5
– Durante o intervalo entre os turnos (rounds) o corner do atleta poderá
assisti-lo com massagens, instruções técnicas e limpeza.
4.5.6
– A competição se dará por eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma
luta será eliminado da competição, exceto os que chegarem às semifinais pois os
que perderem lutarão novamente para definir o terceiro e o quarto lugar.
4.5.7
– O combate consiste em 3 (três) turnos (rounds) de 2 (dois) minutos com
intervalos de 30 (trinta) segundos. O combate será paralisado por: ofensas e
advertências, falha de uniformes e equipamentos, necessidade médica.
4.5.8
– O turno (round) se iniciará na posição de rotação dos braços e o árbitro
iniciará após 3 (três) rotações.
4.5.9
– O combate será interrompido para a marcação de pontos. O vencedor do turno
(round) será indicado ao fim do mesmo.
4.5.10
– O vencedor se dará no esquema de melhor de 3 (três), ou seja, ao fina dos 3
(três) turnos (rounds) aquele que tiver obtido maior número de vitórias será o
campeão do embate.
4.5.11
– Equipamento: Calças pretas até os tornozelos, sem logomarcas além da de sua
academia e/ou mestre, camisa branca ou do evento, protetor genital, protetor
bucal simples ou duplo, sem luvas, sem
capacete, sem protetor de peito, unhas curtas e cabelos longos deverão estar
presos.
4.5.12
– Pontuação: Técnica de 2 (dois) pontos – Executar um ataque de punho ou de
palma no tronco do adversário, executar um chute ou ataque de cotovelo/joelho
no tronco do adversário enquanto permanece com um dos braços em contato com o
braço do oponente, Executar um ataque de mão aberta à cabeça do oponente (fora
do triângulo da face); Técnica de 1 (um) ponto – Executar um ataque de
ombro ou costela causando desequilíbrio
no adversário, aplicar um chute na perna (acima do joelho), técnicas de Chin Na
causando queda do adversário, forçar o oponente para fora da área de
competição, o oponente cair pode desequilíbrio próprio.
4.5.13
– Faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central, desobedecer às
regras do torneio, comportamento agressivo, falha contínua no equipamento e
demora para comparecer à posição de início.
4.5.14
– Penalidades e advertências para falta técnica: Advertência privada (infração
pequena ou acidental); Primeira advertência pública (sem dedução de ponto);
Segunda advertência pública (dedução de um ponto); Terceira advertência pública
(desqualificação).
4.5.13
– Faltas: Ataque à áreas ilegais ou usar técnicas ilegais, atacar à cabeça com
força excessiva (acima de 10% de força), ataque ao corpo com força excessiva
(acima de 50% de força).
4.5.14
– Penalidades e advertências para faltas: Advertência privada (infração pequena
ou acidental); Primeira punição pública (dedução de um ponto); Segunda punição
pública (dedução de três pontos); Terceira punição pública (desqualificação).
4.5.15
– Técnicas ilegais: Força excessiva (acima de 10% de força para a cabeça e
acima de 50% de força para o tronco), ataques de punho fechado à cabeça,
golpear usando a cabeça, golpear usando os dedos, golpear usando o queixo,
agarrar o oponente com as duas mãos sem executar um ataque, usar técnicas de
quebramento ou torção, atacar o pescoço, travar pequenas juntas e articulações,
puxar o cabelo ou a orelha, morder, cuspir, beliscar e arranhar.
4.5.16
– Ao fim do embate os competidores serão chamados à área de competição onde
permanecerão até o anúncio dos resultados. Como no início, os atletas só
poderão adentrar e sair da área de competição após convocação do árbitro
central. Antes de sair, os competidores deverão cumprimentar o chefe de mesa,
um ao outro, o corner do adversário, nesta ordem.
III
– Das inscrições
1 – Todos os interessados deverão
preencher completamente a ficha disponibilizada pela organização.
2 – Todos os participantes
deverão entregar no dia do campeonato o atestado médico comprovando sua
capacitação física para participar da competição. No caso dos atletas de luta o
atestado deve também conter declaração específica sobre esportes de contato. A
ausência do mesmo implicará exclusão do atleta, sem possibilidade de
ressarcimento do dinheiro da inscrição.
3 – Todos os inscritos deverão
efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
4 – A confirmação da inscrição se
dará no dia do evento apenas mediante apresentação do original do comprovante
de depósito bancário obedecendo os valor estipulados na tabela do Anexo II –
Valores e prazos. Devendo também deixar uma cópia do mesmo com a organização.
V
– Das irregularidades e Impugnações
Um protesto passível de ser
analisado deve ser feito pelo líder de equipe. Ele poderá fazer a reclamação
oralmente ao coordenador de arbitragem. Se este não puder resolver a disputa
deverá ser feito um protesto por escrito, que necessariamente deverá estar
assinado e selado, para ser encaminhado ao comitê de juízes, formado por
árbitros sêniores cuja decisão será final.
As
partes protestantes deverão pagar uma taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) ao
comitê de juízes, atentando que este valor não será reembolsado caso o protesto
seja negado.
O
coordenador de arbitragem tem o poder de decidir quaisquer disputas
concernentes a assuntos não relativos ao torneio. A decisão do coordenador de
arbitragem será final.
Um
protesto oficial é feito em forma de declaração oral imediatamente após o
incidente em questão e oficializado por escrito dentro de 30 (trinta) minutos
após o protesto oral. O não cumprimento dessas exigências causa automaticamente
sua rejeição.
Se o protesto
não ocorrer como o especificado ou se for formalizado de maneira que interfira
no andamento do torneio, o participante será desqualificado e o protesto
rejeitado.
Anexo I – Divisões de Peso
Lei Tai
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Masculino
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Feminino
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Menos de 55 kg
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Menos de 50kg
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Menos de 60 kg
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Menos de 55 kg
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Menos de 65 kg
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Menos de 60 kg
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Menos de 70 kg
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Menos de 65 kg
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Menos de 76 kg
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Menos de 70 kg
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Menos de 82 kg
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Mais de 70 kg
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Menos de 88 kg
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Menos de 94 kg
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Mais de 94 kg
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Lei Tai Light /
Cacetete /
Guarda-e-esquiva
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Masculino
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Feminino
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Menos de 40 kg
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Menos de 40 kg
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Menos de 50 kg
|
Menos de 50 kg
|
Menos de 60 kg
|
Menos de 60 kg
|
Menos de 70 kg
|
Menos de 70 kg
|
Menos de 80 kg
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Mais de 70 kg
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Menos de 90 kg
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Mais de 90 kg
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Shuai Chiao
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Masculino
|
Feminino
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Menos de 57 kg
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Menos de 50 kg
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Menos de 62 kg
|
Menos de 55 kg
|
Menos de 67 kg
|
Menos de 60 kg
|
Menos de 72 kg
|
Menos de 65 kg
|
Menos de 77 kg
|
Menos de 70 kg
|
Menos de 82 kg
|
Menos de 75 kg
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Menos de 87 kg
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Menos de 80 kg
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Menos de 92 kg
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Mais de 90 kg
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Menos de 97 kg
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Mais de 97 kg
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Chi Shou / Tui Shou
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Masculino
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Feminino
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Menos de 65 kg
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Menos de 55 kg
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Menos de 75 kg
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Menos de 64 kg
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Menos de 85 kg
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Menos de 73 kg
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Mais de 85 kg
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Mais de 73 kg
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PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
09:00h Entrada no
Ginásio e primeira chamada para pesagem dos atletas
09:20h Reunião com
os árbitros e coordenadores do evento
09:40h Formação das
Associações e Academias de Kung fu
10:00h
b)Entrada e apresentação dos convidados da Mesa de Honra.
c)Hino
Nacional.
d)
Inicio das Apresentações
10:40h Inicio das
competições: Infantil , Juvenil e adulto
16:00h Termino do
Evento
SHIFU LUÍS FERREIRA